top of page

Regularização de Imoveis

IMG_20210902_084853068_HDR.jpg

Unificação de Áreas

Remembramento ou unificação de área, ou de matrículas, são termos distintos mas que trata do mesmo tipo de serviço, ele é o oposto do Desmembramento, um vai dividir os lotes e o outro vai juntar, que é o caso da unificação, unificar é o ato de juntar duas ou mais matrículas de imóveis em uma só, e o procedimento é parecido com o desmembramento, é necessário uma empresa ou profissional habilitado pelo CAU (Conselho de Arquitetos e Urbanista) ou CREA (Conselho de Engenharia e Agronomia) que fará a medição do imóvel e depois dar entrada no cartório com o carimbo da aprovação municipal, é importante seguir o plano diretor, para evitar possíveis problemas posteriores, não é necessário plantas e memoriais individuais desta vez, a empresa cria uma planta geral com todos os lotes divididos dentro dela na forma como estão na matrícula, é importante a experiência do profissional pois, se o imóvel não estiver com o tamanho correto de matrícula, será necessário primeiro fazer a retificação de área para depois unificar.
 

Desmembramento de Áreas

O desmembramento de uma área caracteriza-se pela sua divisão em lotes menores, ou seja, uma grande área que será desmembrada, dividida. No entanto, é preciso fazer tudo com planejamento e dentro da legalidade. A Savio Engenharia e Construção fará os croquis, levantamentos topográficos, inclusive incluindo autorizações da Prefeitura e demais órgão se for necessário, pois, há alguns pormenores como presumíveis dimensões mínimas que cada lote deverá ter.
 

Retificação de Áreas

Retificação de áreas é quando o terreno em sua posse está registrado com uma metragem maior ou menor daquela em que se apresenta na realidade. Esta é uma situação muito comum ao se fazer o projeto para a construção: haver divergência, tanto para mais, quanto para menos quando as conferências das medidas são realizadas. Infelizmente, nos casos em que se comprove a falta de terreno é difícil conseguir reavê-lo, mas não impossível; pois, normalmente será necessária intervenção judicial. Entretanto, se a falta de alguns centímetros não tem tamanha importância é possível retificar a metragem da área, assim o seu registro ficará com as dimensões corretas e de acordo com a Lei. No caso em que as dimensões estão maiores é mais simples de se fazer a retificação e deixar o seu registro correto, pois, os chamados confrontantes diretos, ou seja, os vizinhos, provavelmente aceitarão a atual metragem e tudo poderá ser legalizado.

bottom of page